terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gostei de Búzios, mas...

Se fosse o personagem de um seriado que costumo assistir, ia fazer uma lista com os prós e contras. Mas não, vou falando misturado, para que qualquer um possa fazer sua própria lista.

Búzios fica relativamente perto da cidade do Rio de Janeiro. São 180 km de uma estrada que, com certeza, fica engarrafada nas voltas de finais de semana, como a nossa freeway de Porto Alegre a Tramandaí. Quando fomos, em alguns locais, em pleno janeiro, havia obras de recapeamento. Estrada parada, claro, e vendedores de biscoito Globo e mate, duas coisas que aprendi a gostar no Rio.
Ahh, pedimos informações, porque a sinalização é precária, e quase fomos parar em Macaé.
Búzios é como Balneário Camboriú e Camboriú. Tem um centro, uma cidadezinha que parece ser bem pobre e pacata e um "centrinho fashion", frequentado por turistas que apreciam bons e caros restaurantes e boas lojinhas que vendem coisas muito parecidas. Mas confesso: esse centrinho atrai mesmo, é bonitinho, simpático, legal mesmo de passear!
Caminhar na famosa rua das pedras ou na orla Bardot é bom a qualquer hora do dia.
Praias? No Rio não tem vento. Búzios lembrava um pouco o litoral do Rio Grande do Sul, porque tem vento. Não conseguimos conhecer todas as praias, mas estivemos em Geribá, a mais badalada, Tucuns, a mais distante, e João Fernandes. O problema de todas é o estacionamento. Mas, aprendemos logo: se não estiverem cobrando (horário comercial) e os flanelinhas estiverem distraídos, pode deixar o carro traquilo, sem pagar e sem se preocupar. E é por isso que os taxis marítimos fazem sucesso em Búzios, pois é muito mais tranquilo ir - as melhores ficam distantes do centro - para uma praia passeando de barco, do que se estressando com trânsito.
* As fotos são da praia de João Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário